Fulbeas -

Histórico

 



A Fundação Líbero Badaró de Ensino, Assistência Social e Cultura – FULBEAS é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, fundada em 1972 e em 1986 através do “Projeto Participação”, formado por um mutirão, onde vários segmentos da comunidade deram o seu apoio e teve suas atividades iniciadas com aulas de costura industrial e com cursos livres profissionalizantes.

            Em 1994 foi criada a Legião Feminina da Menor – LEFEME, para atender adolescentes do sexo feminino de baixa renda, na faixa de quinze (15) anos e meio a dezoito (18) anos de idade, preparando-as para o mercado de trabalho. Em dezembro de 1998, a Entidade se enquadrou ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), sendo necessário a reformulação do projeto LEFEME.

            A partir de janeiro de 1999, a Fundação passou a desenvolver o Curso de Capacitação Profissional (PET – programa de educação para o trabalho), em parceria com o Senac, atendendo a adolescentes na faixa etária de dezesseis (16) a dezoito (18) anos.

            No início de 2001, a Fundação criou sua própria estrutura e montou o Curso de Orientação Profissional, com cerca de seiscentas (600) horas/aulas, que é desenvolvido até a data atual.

            O curso visa atender adolescentes do sexo feminino, de baixa renda, com idade entre dezesseis (16) anos a dezoito (18) anos, em período integral das 08h as 17h.

            Até julho de 2005, eram atendidas cento e oitenta (180)  jovens por ano. Com a crescente procura pelo curso e atendendo à necessidade da comunidade, em agosto de 2005 elevou-se esse número para duzentas e setenta (270) jovens atendidas por ano.

            Ao entrar para a Fundação, a adolescente recebe gratuitamente todo o material didático a ser utilizado, uniformes, três (03) refeições diárias, banho e vale transporte.

            Ao terminar o curso, a adolescente é encaminhada ao mercado de trabalho através ao Departamento de Estágio da Fundação.

            O Departamento de Estágio foi criado em agosto de 2001 atendendo apenas às alunas da Fundação. Com a crescente procura por estagiários, foi aberto ao público externo, atendendo hoje, além das ex-alunas, estudantes de ambos os sexos dos cursos do Ensino Médio, Técnico e Superior.

 


Endereço: Avenida Francisco Chagas de Oliveira, 1175 - Nova Redentora
CEP 15091- 330 São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

 

 

 

 

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta Feira 
das 08:00 às 17:00 hrs